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Terceirização: uma alternativa para aumentar a eficiência

Amplamente usada no Brasil, a terceirização pode livrar a empresa de perder tempo com atividades acessórias e se concentrar no seu objetivo principal. Pesquisa do Centro Nacional de Modernização (Cenam), de 2005, feita com mais de 2 (duas) mil empresas de todo o País, sendo 40% delas pequenas e médias, revela que 86% contratam ou já contrataram serviços terceirizados.

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Contudo, caso o empreendedor não tome algumas precauções, o trabalho terceirizado pode acabar trazendo mais problemas que benefícios.

Em primeiro lugar, deve estar claro para o micro e pequeno empresário que a atividade a ser terceirizada não pode ser aquela que está registrada como atividade fim da empresa. A legislação proíbe essa prática.

O critério para terceirizar ou não exige uma observação cuidadosa da empresa por parte do dono. “O empresário deve se perguntar: eu tenho alguma atividade, que não é atividade fim, que está consumindo muito tempo, muitos recursos?”, explica Haroldo Santos, analista do Sebrae MG.

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A partir da definição do serviço que será passado adiante, o empreendedor deve ter em mente que qualquer empresa contratada também representará a marca do seu negócio. Portanto, é importante estabelecer no contrato questões relativas ao bom atendimento e boa apresentação de funcionários da empresa contratada.

“O empresário não pode ver só o menor custo, tem que verificar se o serviço será bem feito e se o cliente será bem atendido, do contrário, pode ser um tiro no pé”, define o analista.

Para o presidente do Movimento Nacional da Micro e Pequena Empresa (Monampe), Ercílio Santorini, quem for contratar um serviço terceirizado deve atentar, também, para a idoneidade da contratada no mercado. Isso vale para qualquer tamanho de empresa.

“A proximidade entre contratante e contratada não pode ser esquecida”, diz Santos. Para ele, é fundamental que o empreendedor acompanhe de perto o trabalho que está sendo feito. “Jamais pode contratar o trabalho e esquecê-lo”.

Texto: brasil.gov.br

Fonte: Sebrae MG